sexta-feira, 13 de março de 2009

Routers e Routing

Os equipamentos que tornam possível a "invasão" de páginas da Web, mensagens de e-mail e arquivos baixados (tornando a Internet um valioso e dinâmico meio de comunicação), chamam-se routers.



Os routers não são equipamentos que se encontram de maneira aleatória, porque para existirem é preciso duas interfaces (duas entradas), inseridas num engenho, capazes de encaminhamento de pacotes de dados. O processo de reencaminhamento de pacotes de dados designa-se de routing.
Os routers são equipamentos que ligam duas ou mais redes de computadores, cada uma devendo ter um número de rede exclusivo para que o routing tenha êxito. O número de rede exclusivo é incorporado ao endereço IP que é atribuído a cada dispositivo conectado a essa rede. Estes ligam-se e formam rotas, para as informações navegarem e chegarem aos seus destinos.
Existem dois tipos distintos de encaminhamento de pacotes:
  • Routing Estático: uma rede com um número limitado de routers para outras redes pode ser configurada com routing estático. Uma tabela de routing estático é construída manualmente pelo administrador do sistema, e pode ou não ser divulgada para outros dispositivos de routing na rede. Tabelas estáticas não se ajustam automaticamente a alterações na rede, portanto devem ser utilizadas somente onde as rotas não sofrem alterações. Algumas vantagens do routing estático são: a segurança obtida pela não divulgação de rotas que devem permanecer escondidas; e a redução do overhead introduzido pela troca de mensagens de routing na rede.
  • Routing dinâmico: redes com mais de uma rota possível para o mesmo ponto devem utilizar routing dinâmico. Uma tabela de routing dinâmico é construída a partir de informações trocadas entre protocolos de routing. Os protocolos são desenvolvidos para distribuir informações que ajustam rotas dinamicamente para refletir alterações nas condições da rede. Protocolos de routing podem resolver situações complexas de routing mais rápida e eficientemente que o administrador do sistema. Protocolos de routing são desenvolvidos para trocar para uma rota alternativa quando a rota primária se torna inoperável e para decidir qual é a rota preferida para um destino. Em redes onde existem várias alternativas de rotas para um destino devem ser utilizados protocolos de routing.

Sem comentários:

Enviar um comentário