sábado, 21 de março de 2009

Protocolos de Routing II

A configuração de routing de uma rede específica nem sempre necessita de protocolos de encaminhamento. Existem situações onde as informações de routing não sofrem alterações, por exemplo, quando só existe uma rota possível, o administrador do sistema normalmente monta uma tabela de routing estática manualmente. Algumas rede não têm acesso a qualquer outra rede, e portanto não necessitam de tabela de routing. Dessa forma, as configurações de encaminhamento mais comuns são:

Routing Estático
Os encaminhamentos são previamente determinados pelo administrador de redes, configurando relações entre o endereço destino de um datagrama e a interface do router
· Vantagens: Segurança: com encaminhamentos estáticos pode existir apenas um caminho de entrada/saída da rede e poupa recursos de largura de banda nos links e de CPU no router.
· Desvantagens: Em caso de falha de um link não existe a posssibilidade de uma descoberta automática de um caminho alternativo.
· O routing estático pode ser bem adaptado a redes pequenas com um só link para um dado destino.
· Quando as redes crescem os custos de manutenção e configuração "manual" tornam-se significativos, justificando a utilização de algoritmos de routing dinâmico.

Routing Dinâmico
Redes com mais de uma rota possível para o mesmo ponto devem utilizar routing dinâmico. Uma tabela de routing dinâmico é construída a partir de informações trocadas entre protocolos de routing. Os protocolos são desenvolvidos para distribuir informações que ajustam rotas dinamicamente para refletir alterações nas condições da rede. Protocolos de routing podem resolver situações complexas de encaminhamento mais rápida e eficientemente que o administrador do sistema. Protocolos de routing são desenvolvidos para trocar para uma rota alternativa quando a rota primária se torna inoperável e para decidir qual é a rota preferida para um destino. Em redes onde existem várias alternativas de rotas para um destino devem ser utilizados protocolos de routing.
Neste tipo de routing, normalmente, os protocolos usam, normalmente, os algoritmos Distance-Vector e Link-State. Também podem usar um algoritmo híbrido, uilizando os algoritmos anteriores no mesmo protocolo. Irão ver o caso de um protocolo mais a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário